TENTANTES – IDENTIFICAR O PERÍODO FÉRTIL AJUDA A ENGRAVIDAR


Oi corações, como vocês estão?

hoje eu quero conversar com você, que está em fase de tentativas para realizar seu sonho.

Muitas mulheres já ouviram falar e até utilizam a tabelinha, famoso método contraceptivo que consiste em estimar o período fértil – dias em que provavelmente a mulher estará mais apta a engravidar, caso tenha relações sexuais.

De acordo com o especialista Dr. Selmo Geber, da Clínica Origen – referência em medicina reprodutiva na América latina – para as mulheres que têm esse plano, o conceito é bastante discutido e a atenção a alguns pontos pode ajudar a aumentar as chances de conseguir a tão desejada concepção de um filho.

 “Identificar os sintomas e saber qual é o dia certo do período fértil é essencial para quem deseja engravidar. É nesse intervalo que o corpo está preparado para receber o óvulo fecundado, o que eleva as chances do processo. Já as mulheres que possuem menstruação irregular, podem adquirir um teste de ovulação, similar ao de gravidez, que identifica a quantidade do hormônio LH na urina, que antecede a ovulação”, explica o médico.

 O que é período fértil?

É o momento próximo da ovulação, quando o folículo ovariano se rompe e o óvulo é liberado para que o espermatozoide o encontre, na tuba, e ocorra a fecundação. O momento acontece próximo ao 14º dia depois da menstruação, para aquelas mulheres que tem o ciclo menstrual de 28 dias.

Sintomas: saiba como identificar o período fértil

É preciso lembrar que algumas mulheres possuem menstruação irregular, o que impossibilita que o período fértil seja identificado apenas com o cálculo apresentado. Para elas, o ideal é análise por sintomas.

 1. Secreção vaginal

No início do período fértil ocorre aumento de secreção vaginal (bem semelhante à clara de ovo). Isso acontece pelo aumento do hormônio estrogênio, que é produzido pelo folículo em crescimento. Essa secreção funciona como uma lubrificação que facilita a penetração.

2. Desconforto abdominal

A dor do baixo ventre é um sintoma do líquido liberado pelo folículo quando ocorre a ruptura para liberação do óvulo.

3. Aumento da libido

Próximo ao momento da ovulação, ocorre um aumento do hormônio androgênio, que aumenta o desejo sexual.

4. Aumento da temperatura corporal

A temperatura basal da mulher aumenta após a ovulação, devido ao aumento dos níveis do hormônio progesterona, produzido depois da ovulação pelo corpo lúteo.

Como calcular o período fértil

Para quem tem o ciclo menstrual regular de 28 dias e quer descobrir qual o dia fértil, é preciso contar 14 dias após o primeiro dia da menstruação.


Compartilhe:


ÚLTIMOS POSTS DO INSTAGRAM

2017 Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por SITEFOX