SE TOQUE!


O Outubro Rosa vem chegando ao fim. Mas não devemos deixar de relembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Especialista reforça, com dicas práticas, como fazer o autoexame.

Dicas práticas: não deixe para amanhã, faça hoje mesmo!

 

Médico ensina como fazer o autoexame

 

O chamado “Outubro Rosa” está chegando ao fim e muito já foi falado sobre câncer de mama. Mas falar de prevenção e conscientização nunca é demais. Considerando a importância do diagnóstico precoce, o médico Marcos Sampaio, da Clínica Origen – referência em reprodução assistida na América Latina – orienta as mulheres com dias práticas para realização do autoexame.

“Infelizmente, como todo tipo de câncer, o de mama é assintomático e, normalmente, não apresenta mudanças perceptíveis em um primeiro momento”, afirma o ginecologista, diretor da Clínica Origen, Marcos Sampaio.

 

Segundo o médico, o principal aliado dos pacientes na luta contra à doença é a atenção com a saúde.

“Com o diagnóstico precoce, o índice de cura do câncer de mama é altíssimo. Por isso, é importante consultar regularmente o seu ginecologista e realizar os exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia, que deve ser realizada anualmente a partir dos 35 anos”, alerta. 

Uma pesquisa realizada pelo Inca revelou que 66,2% dos casos de câncer de mama são detectados pela própria mulher.


Compartilhe:


ÚLTIMOS POSTS DO INSTAGRAM

2017 Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por SITEFOX