OPINIÃO SOBRE A REPORTAGEM ACERCA DO TEMA: TROMBOFILIA E ANTICONCEPCIONAIS EXIBIDA NO FANTÁSTICO, DIA 16/07/2017


Quem assistiu o Fantástico ontem?
Recebi dezenas de mensagens pedindo para comentar o programa, que resolveu falar sobre o assunto que mais falo por aqui. Como não sou médica e não posso falar sobre, deixo para vocês um texto de um ginecologista/obstetra, consciente de passar a REALIDADE de tudo que envolve anticoncepcionais e TROMBOFILIAS.
Vamos esclarecer algumas coisas acerca do que foi dito em um programa de televisão sobre anticoncepcionais:
1- Pílula anticoncepcional não tem PROGESTERONA, e sim PROGESTÁGENO, o que é bem diferente, já que um é natural e o outro é sintético.
2- DIU MEDICADO também não tem PROGESTERONA, e sim PROGESTÁGENO
3- Como dizer que trombose é rara, sendo 1 p/ cada 1000, e que ao tomar a pílula esse risco aumenta APENAS UM POUCO, indo para 4 em cada 1000? Ora, se foi de 1 para 4, aumentou 4x! Isso é APENAS UM POUCO?
4- Caro não é investigar trombofilia, e sim ter um AVC, Embolia pulmonar, TVP, etc, e ficar dias internado em uma UTI! Caro é tratar as sequelas por anos.
5- pílula anticoncepcional é um medicamento, e como tal tem efeitos colaterais e adversos que devem ser levado em consideração antes do uso!
6- Todo médico deveria abordar o paciente sobre os riscos de trombose antes de prescrever pílula.
7- como dizer que se você já toma há muito tempo,não tem que se preocupar? Que tromboses só ocorrem no início do uso?
Quanto maior o tempo de uso, maiores as chances de efeitos colaterais e adversos!
8- toda paciente deveria ser orientada sobre a possibilidade de investigar trombofilia antes de iniciar um método contraceptivo!
9- se minha filha um dia pedir minha opinião sobre um método contraceptivo, com certeza recomendaria inicialmente preservativo ou DIU de cobre, e explicaria riscos e benefícios de cada método!
10- mulheres que nunca tiveram filhos podem optar também pelo uso do DIU.
É inclusive recomendado pela Academia Americana de Pediatria como método contraceptivo de escolha para adolescentes que nunca tiveram filhos e com vida sexual ativa.
11- não sou contra o uso de anticoncepcionais, mas sou contra o seu uso indiscriminado, sem esclarecimentos sobre os riscos, sem oferecer antes métodos não hormonais, sem explicar ou investigar trombofilias. Eles têm sim suas indicações, mas não são para todas as pacientes.
12- jamais opte por um método contraceptivo sem antes falar com seu médico ginecologista.
Dr. Domingos Mantelli
Ginecologista/Obstetra
CRM:107.997-RQE:36618


Dr. Domingos Mantelli e sua esposa, Dra Erica Mantelli, são referências para tudo que escrevo no blog e nas redes sociais. Não canso de agradecê-los por dizerem sempre a verdade e os riscos sobre tromboses.

Compartilhem esse post de UTILIDADE PÚBLICA!

Beijos!


Compartilhe:


ÚLTIMOS POSTS DO INSTAGRAM

2017 Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por SITEFOX