COMO CONSEGUIR A HEPARINA PELO SUS?


O SUS fornece as heparinas, é um direito nosso! Mas a forma para se conseguir varia um pouco em cada Estado. O tipo (marca) de anticoagulante também, mas são todos com a mesma formulação.

A primeira coisa que você precisa fazer, é comparecer à um Centro de saúde (posto de saúde), com os exames e relatórios. 

Aqui em BH/MG, quando engravidei do Rafa, me entregaram um papel informando que eu deveria levar:

- Receita médica + cópia

- Relatório médico (obstetra ou hematologista) + cópia

- Informar período (semana gestacional que você está) e data provável de parto no relatório

- Declaração do Centro de Saúde da Residência da área de abrangência

Geralmente, os obstetras e hematologistas que conhecem e tratam gestantes com trombofilia, sabem exatamente como deve ser esse relatório. Os documentos são encaminhados para a Secretaria de Saúde e os medicamentos são retirados mensalmente, no Centro de Saúde que você solicitou. 

Aconteceram duas vezes deles atrasarem na entrega mensal do medicamento, mas somente por alguns dias, logo após eles me ligaram informando que havia chegado.

O medicação usada como anticoagulante injetável é a heparina de baixo peso molecular. Que são a deltaparina e a enoxaparina. A Clexane é a mais famosa e que tem o preço mais alto. Mas existem também, o Fragmin (recebi esse pelo SUS), Heptrom, Versa, Enoxalow, etc., que possuem a mesma finalidade, que á a anticoagular o sangue. 

Caso não consiga, se informe com um advogado sobre a possibilidade de entrar com uma ação judicial. Mas geralmente ela não é necessária.

Beijos, corações!!!

 


Compartilhe:


ÚLTIMOS POSTS DO INSTAGRAM

2017 Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por SITEFOX